A partilha de informações de forma prática e simples, permite complementar saberes entre profissionais e acrescentar experiências com os que, perante um imprevisto, precisam de forma informada agir eficazmente - crianças, jovens e adultos/famílias.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Estratégias para pais - Desenvolver vocabulário e linguagem expressiva

De forma a capacitar pais, é necessário não só ponderar as competências da criança como averiguar quais as expetativas atuais dos pais, de forma a ir de encontro a cada uma. Normalmente é necessário dividir os objetivos que os pais possuem, em pequenos passos, sugerindo atividades tais como a compreensão de conceitos de linguagem. " Quais são as habilidades pré -requisitos necessários para atingir esse objetivo? "

Por exemplo, na categorização de imagens e exploração do conceito “maçã”:

1 . Possuir uma maçã real na mão (se possível cores diferentes ).
2 . Falar sobre o exterior da maçã : cor, forma, tamanho, cheiro, sabor, textura.
Fonte: http://pt.depositphotos.com/
3. Cortar as maçãs ( "O que vês?"), comer um pouco de cada pedaço perguntando “que barulho faz quando trincas?”, “a que sabe?”.
4 . Corte uma maçã ao meio, use tintas laváveis e faça impressões das maçãs em papel, utilizando sempre diferentes cores.
5. Encontre uma receita simples para fazer compota de maçã ou outro alimento feito a partir de maçãs .
6. Comer fatias de maçã com outos doces e falar sobre como o gosto, e sobre a confusão de gostos e texturas.
7. Se possível, faça uma maçã fingir de plasticina . Compare a maçã "a brincar" com a real , explicando que podemos comer uma maçã "real” , mas não a de plasticina (modelagem, pensamento analítico ).
8. Trazer outra fruta, como uma laranja e fazer o mesmo que os passos 1 a 4 e 7.
9. Tente fazer um sumo de laranja natural.
10. Comparar uma maçã a uma laranja.
11. Procurar vídeos de pessoas que colhem maçãs e laranjas que mostram tanto como se plantam como crescem numa árvore.
12. Adicionar bananas fazendo os passos de 1 a 7.
13. Role cada fruta no chão para ver como eles rolam e comparem.
14. Utilize este método para ensinar outras frutas comuns, por exemplo que ele veja na frutaria e tenha curiosidade.



Elabore pequenas metas para o seu filho e pense em estratégias lúdicas e motivadoras para alcançá-las! Não valorize apenas vitórias, cada esforço é importante e deve ser celebrado!

Adaptado de: 

Sem comentários:

Enviar um comentário