A partilha de informações de forma prática e simples, permite complementar saberes entre profissionais e acrescentar experiências com os que, perante um imprevisto, precisam de forma informada agir eficazmente - crianças, jovens e adultos/famílias.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Estratégias linguísticas para pais utilizarem durante atividades lúdicas

Fonte: http://pt.depositphotos.com/


  • Ao falar com o seu filho, utilize frases simples e diretas (aproximadamente 3-4 palavras por enunciado) : "Tens fome? " em vez de "Estás pronto para ir ter comer sandes ao lanche? "). A expansão do enunciado será promovida mais tarde.
  • Fale devagar pois ela pode necessitar de tempo adicional para processar a informação.
  • Não exija que a criança olhe nos seus olhos quando está a falar com ela. Um olhar para o nosso rosto, especialmente em crianças pequenas, é suficiente. Normalmente estão em movimento e a explorar o meio/ atividade.
  • Se fizer uma questão compreensiva, ela pode dar uma resposta rápida ou mecânica, a fim de ir fazer o que quer fazer.
  • Disponha de tempo para simplesmente brincar com seu filho. Deixe-o comandar o jogo, tomar decisões e seguir a sua liderança.
  • Deve fazer observações simples sobre o que está a acontecer. Evite fazer perguntas para ver se ele sabe a resposta, "Que cor é o teu camião? Como faz o carro? Como se chama essa parte do carro? ". Este é apenas um tempo para brincar…
  • Faça inflexões de voz: "Ei, tens um grande camião azul ! Wow! O meu é pequeno. Eu tenho um pequeno caminhão amarelo ."
  • Faça o mesmo no sentido de resolver problemas "Oops! A roda saiu do meu camião . Hmmm . Como posso arranjar isso? {olhando para o camião inteiro ao pensar}. Se eu conseguir alguma coisa para ajudar a roda a fixar, eu deveria ser capaz de corrigi-lo. Se eu usar cola , a roda não pode girar ... ".
  • Deixar um momento mais calmo de tempo de jogo, de forma a permitir  que possa ter intenção de falar (ou não , se ele assim o desejar). Esta é uma grande oportunidade para ouvi-lo a conversar (consigo ou os brinquedos), etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário